Projeto Meio Ambiente

PROJETO DE MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA

O que é o Projeto?

O Projeto de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Cidadania tem como princípio básico nortear a inserção do educando na sociedade de forma ativa e inclusiva, além da grade educacional básica, trabalhando através de atividades lúdicas e interdisciplinares nos seus trabalhos em equipe, a sua autonomia e senso crítico para o crescimento das ideias e ações dentro e fora do colégio sobre conceitos como: Preservação, Consumismo, Saúde, Respeito, Preconceito, Bullying, Mercado de Trabalho, Redes Sociais, Sexualidade, Mídia, Conservação Ambiental, Educação para o Trânsito, Esporte, Turismo, Cultura, Música, dentre outros temas.

Todas as atividades são previamente analisadas entre equipe diretiva, coordenação e docente, podendo ser alteradas ou não de acordo com as repercussões contemporâneas que ocorrem no mundo e as necessidades de aprendizagem dos alunos para alguns temas que eventualmente tenha entrado em evidência durante as aulas.

A aplicabilidade das atividades será por meio de explanação do docente seguida de uma aula prática.

As aulas práticas poderão ser realizadas internamente (ambiente escolar: salas, pátios, quadras, corredores, salas de vídeo, laboratórios) ou externamente (campos, quadras, praias, ruas, pontos turísticos e etc), de acordo com a análise realizada anteriormente com o docente, alunos e equipe diretiva.

A parte avaliativa poderá ser atribuída tanto para a própria matéria quanto para as matérias interdisciplinares, ficando a cargo de análise entre coordenadoria e docentes.

Todas as atividades do projeto visam a maior sociabilização do educando e educador, proatividade e autonomia para exercer funções, dar opiniões e praticar ações de conscientização dentro e fora do ambiente escolar.

Algumas das idéias estarão listadas abaixo

PROJETO: PAPERBOOK – A REDE SOCIAL ECOLÓGICA

DURAÇÃO: indeterminada.
MATERIAIS: Paperbook (impressão) – caneta – lápis – recortes – lápis de cor –giz – tesoura - cola.
INTERDISCIPLINARIDADE: independe.

O objetivo do projeto Paperbook – A Rede Social Ecológica é proporcionar o aluno a contextualização de uma plataforma amplamente divulgada e utilizada (Facebook) passada de um modo lúdico para o papel.

O Paperbook será o eixo de interação e interesses entre professor e aluno, funcionando como o material de apoio para a aula. Através dele que haverá um elo entre o que os alunos gostam para assim o docente poder realizar atividades com referências ao que está em pauta no cotidiano dos alunos.

Consistirá em atividades entregues aos estudantes com o visual semelhante a rede social Facebook.